Como Escolher Uma Academia de Desportos Aquáticos?

College of Water Sports

A escolha de uma escola ou academia de desportos aquáticos depende de vários fatores, que analisamos seguidamente:

Desporto praticado

A escolha de uma academia será, antes de mais, feita em função dos desportos aí praticados. As escolas de desportos aquáticos em Portugal já se encontram bastante desenvolvidas. É de esperar que existam muitas escolas de surf em Peniche e Ericeira, as “capitais” nacionais do surf. Porém, quem reside no Grande Porto tem ao seu dispor a Surfing Life Club, a Fish Surf School ou a Onda Pura. Da mesma forma, existem escolas de vela de Norte a Sul do país e também nas ilhas, como o Angra Iate Clube, na Terceira.

Proximidade Geográfica

College of Water SportsPara que o seu desporto aquático se torne um hábito, é importante que a prática seja regular, e não meramente um desporto de férias. As férias são, nalguns casos, o primeiro contacto com a modalidade, mas para conseguir evoluir no surf não é aconselhável que esteja inativo durante um período de longos meses até ao seu regresso ao mar. Procure uma academia ou escola que lhe permita – a si ou aos seus filhos – deslocar-se frequentemente, sem perder tempo nem incorrer em grandes despesas de combustível. Por exemplo, se vive em Setúbal, não precisa de cruzar o Tejo para aprender surf, graças às escolas existentes no distrito, como a Caparica Evolution Surf School ou a Duckdive.

Currículo dos formadores

Voltemos ao exemplo do surf. O facto de se tratar de um desporto, associado a um estilo de vida relaxado e descontraído, não implica que todos aqueles que se apresentem como formadores de surf tenham competências para tal. Não é assim tão difícil abrir um estabelecimento, comprar pranchas de surf e reunir uma turma de alunos. A Federação Portuguesa de Surf atribui certificação oficial aos instrutores, de modo a que o ensino e a prática do surf sejam o mais competentes e profissionais possível. Antes de se inscrever numa academia, informe-se sobre o currículo e as habilitações das pessoas que o vão ensinar. Não há qualquer motivo para não se ser exigente nesta matéria.