Curiosidades Sobre o Jet Ski

HSR-Benelli R

O que sabe sobre o “jet ski”? Falemos agora de alguns factos curiosos sobre motos de água. Por exemplo, sabia que a velocidade máxima alcançada por uma moto aquática foi de 150 km/h? O feito foi alcançado por um modelo de corrida, o HSR-Benelli Série R, com um motor com cerca de 340 cavalos de potência. As motos normais podem alcançar cerca de 100 km/h. Vejamos agora outras curiosidades sobre o “jetski”:

Fazer “jetski” só de pé

Os “jetskiers” mais experientes sabem que é alternando a posição entre sentado e de pé que se conseguem os melhores desempenhos. Mas talvez não saiba que os primeiros modelos de “jet ski” não tinham banco ou assento, ou seja, eram basicamente jangadas com um guiador e um motor. Daí que o sucesso comercial desses primeiros modelos, surgidos no final da década de 60 e ao longo da década de 70, fosse muito limitado. Só a partir dos anos 80, quando o “jet ski” passou a assemelhar-se a uma moto, é que começou a ser considerado uma opção em termos de desporto aquático motorizado.

Jet Ski é uma marca

HSR-Benelli ROs especialistas em “marketing” e os consumidores em geral conhecem bem o fenómeno que se dá quando uma marca é tão bem-sucedida que o mercado passa a confundir o objeto com a marca em questão. Passe a publicidade, até hoje muitas pessoas continuam a chamar “gilete” a qualquer lâmina de barbear masculina, “jeep” a qualquer veículo todo-o-terreno ou “lego” a qualquer bloco de construção de brincar. Ora, a marca Jet Ski pertence à construtora japonesa Kawasaki, igualmente célebre pelas suas motos de estrada.

A fama com… Marés Vivas

A série televisiva “Marés Vivas” (“Baywatch”, no original) mostrava o quotidiano de uma equipa de nadadores-salvadores nas praias de Los Angeles. Para David Hasselhoff, que na década anterior se havia tornado famoso enquanto Michael Knight em “O Justiceiro”, a única coisa que os “jet skis” não faziam era conduzir-se sozinhos e falar com ele – como o KITT, o famoso Pontiac preto d’ “O Justiceiro”.