Desportos Aquáticos Amigos do Ambiente, Para Exercício e Diversão

Windsurfing

As preocupações ecológicas e ambientais são prementes e é cada vez maior o número de pessoas que as têm em conta relativamente às escolhas que fazem, sendo que o lazer e o desporto não são exceção.
Neste artigo, vamos associar desportos aquáticos e ambientalismo, elencando alguns desportos sobre a água para exercício e diversão.

Quase todos os desportos aquáticos são ecológicos, na medida em que não é necessário consumir combustíveis fósseis nem ocorre emissão de resíduos. É natural que o “jetski”, pelo consumo de gasolina e risco de vazamento de detritos para a água (óleo), seja o principal desporto a evitar por quem pretende proteger o meio ambiente. Ainda assim, já existem diversos esforços investidos no sentido de criar motas de água elétricas, como é o caso da Universidade da Austrália Ocidental e da empresa Quadrofoil, da Eslovénia. Contudo, enquanto a opção de um “jetski” elétrico não chega ao mercado, vejamos outras opções de desportos aquáticos ecológicos:

  • SWindsurfingurf: dominar as águas e as ondas sobre uma prancha.
  • “Windsurf”: é idêntico ao surf, mas neste caso requer a ajuda do vento. No Youtube, é possível encontrar vídeos que mostram a espetacularidade deste desporto, em especial associados a Robby Naish, um dos maiores campeões de sempre. Já o português João Rodrigues disputa, em 2016 e de forma incrível, a sua sétima Olimpíada consecutiva no “windsurf”, marcando presença nesta competição desde 1992!
  • “Stand Up Paddle”: remar em pé sobre uma prancha, como se fosse uma jangada, é um exercício mais exigente do que parece. Requer equilíbrio, concentração e alguma força de braços, pois não há motor.
  • Canoagem: entre no caiaque, proteja-se do sol e comece a remar, sentindo os problemas do quotidiano a ficar lá atrás. A canoagem não polui.
  • Mergulho: a única forma de este desporto ser antiecológico é se o mergulhador, de alguma forma, destruir as plantas ou as formações rochosas que encontrar no fundo do mar.