Jet Ski para os iniciantes!

Jet Ski for begginers

Jet Ski for begginersO “jetski” é um desporto motorizado, e como tal apresenta algumas semelhanças com os desportos motorizados de terra firme. Além da relação com a água (avaliação da ondulação e da corrente), é importante que o “jetskier” tenha uma relação com a sua moto de água. O malogrado Ayrton Senna, mítico campeão de Fórmula 1, contava a experiência de sentir que ele e o carro eram um só. Nos tempos livres, Senna era também um devoto do “jetski”. Vejamos algumas dicas essenciais para os praticantes:

Colete e “shut-off”

No “jet ski”, como em qualquer desporto aquático, o uso de um colete salva-vidas é essencial. A qualquer momento o desportista pode “acabar” na água, pelo que não há razão para que não tenha o apoio imediato do colete. É importante verificar também que o dispositivo de “shut-off”, isto é, de corte do motor, se encontra ligado à sua cintura; trata-se de um procedimento básico, pois, em caso de queda, o motor será automaticamente desligado assim que o desportista “abandonar” a moto de água.

Os primeiros “passos”

Ligue o motor e acelere suavemente. Mantenha as mãos firmes no guiador, mas os braços descontraídos, ligeiramente fletidos. Siga devagar ao longo da costa, mas afaste-se de surfistas e outros banhistas. Sinta as reações da máquina ao acelerar um pouco mais. Não acelere demasiado ou corre o risco de acabar na água.

As primeiras curvas

Descreva as suas primeiras curvas a uma velocidade baixa e veja como a máquina se comporta. Não pense em fazer “piões” logo na sua primeira volta; só a experiência lhe dará esse à-vontade.

Acelere gradualmente

À medida que “aperta” mais o acelerador em linha reta, verá como a proa do seu “jet ski” se eleva no ar. É aí que começa aquilo que os “jetskiers” descrevem como “a pica” do desporto, sentindo o vento e alguma água a bater na cara, desfazendo as ondas mais pequenas. Quanto mais ondas treinar, mais facilmente conseguirá avaliar o impacto que virá na “aterragem”, ou melhor, na “amaragem”, quando a “quilha” do “jetski” volta a bater na água.

Acima de tudo, lembre-se de que acelerar um “jet ski” não é como jogar nos ipad slots e esperar obter o melhor resultado. É preciso conhecer a máquina, domá-la e entender muito bem a relação entre o “jet ski” e as ondas. Só dessa forma conseguirá retirar todo o prazer da sua moto de água e experimentar as melhores sensações.