Novo no Jet Ski? Eis Algumas Dicas

Learn to sit jetski

Os principiantes do “jet ski” devem ter noção de algumas regras simples, em termos de controlo do veículo e de segurança. Se nunca andou e está a pensar em experimentar uma moto de água, ou se já experimentou mas pensa que poderia ter corrido melhor, leia com atenção estas dicas para principiantes em “jet ski”:

Saiba sentar-se

Pense na moto de água como uma moto de estrada ou um cavalo. Assente os pés de forma firme, mantenha as mãos igualmente firmes e os braços fletidos, mas sem rigidez.

Atenção às outras pessoas

Ter atenção a outros “jetskis” e outros barcos é simples, pois são objetos bem visíveis – ainda que outro “jet ski”, dada a sua velocidade, possa ficar próximo muito rapidamente.

Learn to sit jetskiCircular junto à costa acresce os riscos de encontrar outros banhistas. Os surfistas são um obstáculo, mas não o mais perigoso; a sua trajetória é previsível, estão geralmente bem identificados com os seus fatos e não se espera que se afastem das ondas. Além disso, um surfista sobre a sua prancha acaba por funcionar como um triângulo de sinalização numa estrada, alertando para a possível presença de outros surfistas.

Mais perigosos são os banhistas ocasionais, em especial os que se dispõem a nadar perpendicularmente à costa, e não paralelamente. Um nadador que queira afastar-se da costa poderá atravessar-se exatamente em frente à sua trajetória, e não terá um fato, uma prancha ou outros nadadores que o identifiquem. Se existir algum “swell”, é quase certo que as ondas e a espuma o tornarão totalmente invisível.

Acostar

Diz-se que a tarefa mais difícil para quem aprende a pilotar um avião é a aterragem. Conduzir uma moto de água não é a mesma coisa, mas é igualmente necessário algum cuidado no momento de voltar ao cais. Lembre-se de que o “jet ski” não tem travões, logo é necessário que já domine a técnica de abrandamento o bastante para não bater. Deixe de acelerar suficientemente cedo, para ter a certeza de que consegue virar de forma a encostar a moto como pretende. Quando estiver prestes a encostar, o motor já deverá estar desligado.