O ‘Snorkeling’ – Um Desporto Aquático para Toda a Família

snorkeling

O “snorkeling” é um dos desportos aquáticos mais simples e seguros, e dos que envolvem um menor investimento em material, pelo que é ideal para toda a família, quer num dia de praia, quer numas férias em locais com boas condições para a prática.
Além disso, existem verdadeiros paraísos de uma beleza indescritível, pelo mundo fora, que só mesmo através do “snorkeling” podem ser devidamente apreciados.

snorkelingO equipamento e a técnica são muito simples. Antes de mais, recomenda-se que os principiantes nesta atividade, bem como famílias com crianças, limitem a prática a águas rasas e calmas. Existem zonas fluviais que são autênticas piscinas e mesmo na maré baixa há locais da costa que permitem que com total segurança possa praticar-se este desporto.

A fantástica atividade que é o “snorkeling” consiste numa variante do mergulho, em que a maior parte da deslocação é realizada boiando, à superfície, com ocasionais mergulhos, que não atingem grande profundidade.
Em condições de águas calmas e quando acompanhado por um praticante experiente, até alguém que apenas conheça as técnicas mais rudimentares de natação pode participar. Basta dispor de uma máscara de mergulho e de um “snorkel” – o tubo que encaixa na boca do praticante e se prolonga até acima da superfície, permitindo-lhe respirar mesmo tendo a cabeça imersa.
Sugere-se ainda a utilização de barbatanas, que permitem maior facilidade na deslocação.
Se o mergulhador pretender total autonomia e imersões prolongadas, deverá equipar-se com uma garrafa de oxigénio devidamente preparada e receber instruções para o efeito.

Através da prática de “snorkeling”, pode ter-se acesso a magníficas paisagens subaquáticas e observar a fauna que prolifera nas rochas ou junto à superfície, proporcionando um verdadeiro espetáculo de luz e cor. E tudo isto com um investimento mínimo e total segurança.

Se experimentar “snorkeling”, não deixará de querer repetir este desporto aquático!