Técnicas para Curvar e Conseguir a Melhor Experiência no Jetski

Know your jetski

O “jet ski” é, além da velocidade, do contacto com a água e do domínio sobre as ondas, uma questão de fluidez e de controlo sobre si mesmo e sobre a máquina. O “jetskier” tira o melhor partido das ondas, em vez de lutar contra elas, e sabe como pôr a máquina a “trabalhar” para si, em vez de lutar contra ela. Confira algumas técnicas para a melhor experiência com motas de água:

Conheça o seu “jetski”

Know your jetskiÉ importante saber como funciona a sua moto de água antes de começar a controlá-la, até eventualmente ir ao limite sobre as ondas. Leia o manual de instruções ou peça instruções à empresa, se estiver a alugar uma moto aquática.

Aprenda a levantar-se

Para aprender a controlar a moto aquática, é importante estar sentado, mas, logo que domine o básico, verá que o próximo passo é colocar-se de pé. Distribua o peso do corpo entre ambos os lados, de forma a equilibrar e impulsionar a moto no sentido da curva, tal como faria numa moto normal, de estrada. Estando em pé, as suas pernas fletidas conseguirão absorver uma parte do impacto da moto sobre a água, permitindo-lhe atrever-se mais a “pular” sobre as ondas. Além disso, as suas costas irão agradecer o “repouso”, especialmente se as manobras na água se tornarem mais audazes.

Alivie o acelerador

Uma das dicas principais relativas a fazer curvas numa mota de água consiste em abrandar na aproximação de uma curva. Reduzindo a velocidade, a moto ganha imediatamente mais flexibilidade para virar, uma vez que a maior parte da superfície do casco volta a estar em contacto com a água. Logo que isso aconteça, torne a acelerar em curva e sinta o impacto da força G lateral. Lembre-se de que uma moto de água não tem travões, pelo que um esforço de travagem passa por combinar o alívio do acelerador com descrever uma curva o mais fechada possível, de forma a travar ou desviar-se com sucesso de algum obstáculo – à semelhança do que acontece com o esqui na neve. Não é por acaso que se chama “jet ski”!